Saatchi Yates anuncia representação do falecido pintor britânico Neil Stokoe
A Saatchi Yates anunciou recentemente que representará o artista Neil Stokoe, marcando a inauguração de uma exposição individual que abrange suas obras das décadas de 1960 a 1990. Esta exposição póstuma, que segue o sucesso da mostra coletiva "Bathers" durante o verão, é a primeira colaboração entre a galeria e o espólio de Stokoe. A galeria está colaborando com a família do artista para apresentar uma retrospectiva das notáveis pinturas de Stokoe a um público mais amplo.
Neil Stokoe, que viveu os "anos dourados" do Royal College of Art no início dos anos 1960 ao lado de contemporâneos como David Hockney e Frank Bowling, não alcançou o mesmo nível de sucesso que seus colegas durante sua vida. Apesar do incentivo de seu amigo próximo, Francis Bacon, Stokoe optou por se manter distante da cena artística de Londres, vivendo de maneira reclusa e dedicando-se à sua arte em seu estúdio no sudoeste de Londres. Após se aposentar em 2002, ele expôs seu trabalho pela primeira vez, revelando um estilo que evoluiu ao longo de décadas.
A exposição póstuma apresenta 14 pinturas significativas, algumas inéditas, que destacam a evolução do estilo de Stokoe ao longo dos anos. Seus primeiros trabalhos, influenciados pelo arquiteto Richard Meier, retratam espaços interiores carregados psicologicamente, refletindo a estética dos anos 1960 e 1970. As obras posteriores das décadas de 1980 e 1990 mostram uma abordagem mais experimental, com cenas fragmentadas e cores vibrantes, reminiscentes da Pop Art, como evidenciado em "Spiral Staircase with Two Figures" (1983).
Jack Stokoe, filho do artista, comentou sobre a redescoberta do trabalho de seu pai: "Neil criou um corpo único e individual de pintura figurativa, que emergiu do ambiente familiar do Royal College of Art, mas foi cultivado em relativa obscuridade. Como resultado, só agora, postumamente, é que o seu trabalho começa a receber o reconhecimento e a aclamação que merece."